Monday, January 16, 2006

Viva a análise

Parece ser um problema quando você começa as frases com "minha analista acha que eu...". E eu tenho começado muitas frases minhas desta maneira. É estranho, porque faço análise desde os 19 anos e só agora, burra velha, fiquei com a mania de falar de psicologia pros meus amigos. A parte boa é que a maioria deles não acha o papo chato, já que quase todo mundo faz análise também. Quando começo a frase com "minha analista acha que eu...", o outro continua "já a minha acredita que..."

Quando comecei a freqüentar uma psicóloga, eu era a única da galera. Quis porque já estava de saco cheio de internalizar um monte de loucuras, e queria muito explicar pra alguém o que eu achava da vida. Alguém que, obrigatoriamente, teria que me ouvir por uma hora. Passados quase dez anos (faltam alguns meses para que sejam dez anos completos!), são poucos os do meu círculo de convivência que sobrevivem sem uma ajuda profissional. Mesmo os amigos mais durangos conseguem descontos extraordinários para tratar do que se passa na cachola, ou deixam de tomar chopes e comprar roupas ou fazer o que quer que seja. Porque tudo se torna não prioridade quando comparamos com a necessidade de cuidar da nossa mente futuramente sã.

Eu gosto de fazer análise, mas quando chego no consultório, só levo bronca. Minha analista é mestra em enumerar muitos dos meus defeitos, e em raras ocasiões ela faz um elogio. Eu poderia estar acostumada à crítica ferrenha, mas na verdade não estou. Cada vez que tenho uma consulta que eu sei que o bicho vai pegar, começo a sessão com "você vai querer me matar, mas eu..." E aí o bicho pega mesmo.
E quando eu brigo com meu namorado ela fica do lado dele em 95% dos casos.

Mas eu juro que gosto de fazer análise. Por que outra razão eu pagaria à minha analista o equivalente ao aluguel de um moquifo na zona sul?
Eu só queria saber se um dia eu vou conseguir realmente me curar das neuroses. será que Freud já deu alta pra algum paciente?

2 comments:

Anonymous said...

Engraçado..estava eu procurando pelo google pela pergunta:porque faço análise?..e achei este blog..às vezes fico pensando será que nós que fazemso análise estamos certos..ou os outros que não fazem que estão??
O que mais me intriga é pensar que como pode um estranho palpitar na nossa vida..querer nos dizer o que estamos certos ou não???
Estou realmente confusa..e me identifiquei com isto no blog..rsrs

Anonymous said...

rasinho.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading rasinho.blogspot.com every day.
pay day loan
canada payday loans