Thursday, April 24, 2008

Amizade na vida adulta

No último ano, fiz muitos novos amigos. Normal, certo? A gente termina um namoro, começa outro, muda de posição no trabalho, e vai aumentando o círculo de convivência. O que eu acho engraçado são aquelas situações em que a gente conhece a pessoa apenas uma vez ao vivo, e depois mantém contato apenas através da internet. Em alguns casos extremos, nem o contato ao vivo existe: os amigos cyber de amigos do mundo real vão se apresentando e estabelecendo uma conexão. O Zander é o maior exemplo desse tipo de amizade cyber: visitamos muito um o blog do outro até finalmente nos conhecermos ao vivo.

O Twitter me mostrou um outro tipo de novos amigos. Os que eu só conheço por nick, e que me lembram um pouquinho minha época de twenty-something, quando todos os blogueiros do Rio se conheciam e visitavam as páginas uns dos outros. E quando finalmente nos encontrávamos ao vivo, era engraçado: todos comentando de posts alheios, no maior estilo nerd de ser.

Acho legal também quando algumas amizades superam términos de namoro e continuam firmes e fortes. Tenho uns três amigos que conheci através do meu ex, com quem hoje converso mais do que ele próprio. Tenho também alguns amigos do peito que foram ex-casinhos, mas que terminaram na mais pura amizade, com direito a double date: nós e nossos respectivos saindo pra jantar.

Houve um tempo em que acreditei que fazer novas amizades depois da fase adulta era praticamente impossível. Aos poucos, minha teoria foi caindo pro terra. Talvez isso realmente aconteça com aquelas pessoas que se casam e têm filhos e vêem sua vida social um pouco engessada nos programas com outros casados e pais (sem que isso seja uma crítica). Mas como ainda não cheguei a essa fase, e sou realmente uma pessoa pilhável com programas absurdos, acabou que o último ano me fez conhecer gente legal, que eu vou levar comigo pra sempre.
Japanimation é uma delas.

1 comment:

Anonymous said...

Sempre acreditei mais nos amigos da fase adulta. Nada contra os amigos de infância. Mas os amigos da fase adulta são aqueles que vc conheceu e investiu, com uma coompreensão diferente da vida. Claro que tem a máxima do Vinícius "Amigo a gente não faz. A gente reconhece." Mas não custa nada dar uma ligada pra ir no cinema ou tomar um chopp sem compromisso.:)