Thursday, November 17, 2005

Viagem parte V - Alto do Moura, Caruaru, PE

Alto do Moura é a referência de artesanato do nordeste. Tudo aquilo que a gente vê vendendo em feiras - bonecos de barro, bois sem perna, estátuas de Lampião e Maria Bonita - tudo isso é produzido lá e exportado para os outros cantos do país. Hoje, Alto do Moura é um amontoado de ateliês e lojinhas por onde turistas nacionais e internacionais se acabam nas compras. É que lá é barato demais, próprio para comprar presentes para toda a família.

Todo mundo que mora em Alto do Moura faz esculturas. Esse conhecimento é passado de geração em geração, e as crianças do lugar aprendem a fazer brinquedos de barro ao invés de comprar bonecos e panelinhas de plástico nas lojas. Até Mestre Vitalino, que foi quem elevou os bonequinhos de barro à categoria de arte popular, aprendeu seu ofício fazendo brinquedos.

Um lado ruim (já que falaram que eu to muito deslumbrada com o nordeste heheh): eu, como turista otário que sou, acabei pagando muito mais caro pelas peças. Explico: eu não sei pechinchar, e no Alto do Moura é essencial chorar um pouquinho na hora do pagamento. Dessa forma, é possível conseguir um desconto muito interessante - pelo menos foi o que presenciei com os chorões do meu grupo. Vai ver que é por isso que o carioca é conhecido no nordeste como ruim de jogo.

No comments: