Thursday, November 03, 2005

Só no Maranhão você encontra Jesus

Em São Luís, Coca-Cola e Guaraná Antártica não são sucesso. O campeão de vendas na categoria é o Guaraná Jesus, um refrigerante tão rosa, mas tão rosa, que se eu ainda tivesse 16 anos iria tentar pintar o meu cabelo dessa cor. É que aos 16 eu gostava muito de cores não convencionais para cabelos. Anyway, Jesus tem gosto de groselha, canela e água com gás, e exibe, em letras garrafais, o aviso: "Colorido artificialmente". Ah, bom...

Outro dia um guia mirim me contou que a Coca-Cola comprou a produção do refrigerante, e que ele só não é comercializado no resto do Brasil porque o antigo dono, em seu leito de morte, pediu que a distribuição ficasse só no Maranhão. E acabou que a bebida se tornou tão folclórica e popular quanto o bumba-meu-boi e o reggae, e até na loja de artesanato do hotel vendem garrafinhas da marca, altamente inflacionadas: R$1,50 cada.

Eu já sabia que Jesus existia porque um dia entrei em um apartamento que exibia a garrafa de vidro, ainda fechada, como enfeite. Só que a cor já estava desbotada, e o sabor incomparável não podia ser apreciado. Agora, saio de São Luís a caminho do Recife com três garrafas na mala. Uma pra mim, outra pro dono do apartamento onde jazia o refrigerante desbotado, e a terceira para os meus amigos provarem.
Porque todo mundo deveria provar Jesus uma vez na vida.

No comments: