Tuesday, November 15, 2005

Viagem parte IV - Areia, PB e Barra de Cunhaú, RN

Viajar pelo interior do país é muito diferente de viajar pelas cidades turísticas. Não só por causa das diferenças socias e etc, mas pelas paisagens que só uma corrida de carro proporciona. Foi conhecendo as estradas da Paraíba e Rio Grande do Norte que descobri que o céu do nordeste brasileiro talvez seja o mais bonito do mundo. Muito azul, com nuvens brancas aqui e ali, interminável e limpo. Quase uma poesia.

Areia foi a primeira cidade da Paraíba a ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. É também o lugar onde foi construído o primeiro teatro do estado, no começo do século XX. Por ser uma cidade no alto da serra, o clima de lá é ameno, e à noitinha faz certo frio, inesperado em um município do nordeste - pelo menos para aqueles que moram lá pro sul, como eu.

O caso de Barra do Cunhaú é outro. Trata-se de uma localidade no litoral do Rio Grande do Norte, uma colônia de pescadores que recentemente foi descoberta pelos gringos que gostam de praticar kite e windsurf. A fama da cidade cresceu de tal forma que vários restaurantes e pousadas foram abertos da noite para o dia. O engraçado é que pouca gente noBrasil conhece Cunhaú, e outro dia eu peguei um vôo com uma menina que é campeã brasileira de alguma categoria de kite surf e ela confessou nunca ter pisado no lugar. Nem ouvido falar.

Agora, imagine o que é para os habitantes das duas cidades, pessoas que têm um ritmo de vida muito diferente dos que vivem nas metrópoles, receber uma equipe de reportagem de televisão. É quase como uma invasão, um estupro no cotidiano deles, com todos aqueles equipamentos, cases, vans e etc. Aliás, tenho pensado muito sobre tempo e estilo de vida, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão do que quero pro meu futuro. Pra variar, a única coisa que pode parecer segura, na minha vida, é saber o que não quero. E até isso muda com mais freqüência do que eu gostaria.

No comments: