Monday, October 03, 2005

Meu peixe está morrendo

Outro dia acordei e o meu peixe estava morrendo. Eu percebi que ele não andava lá essas coisas, comia pouco, nadava menos ainda, e nem se animava quando eu entrava no quarto. É que, em condições normais, o meu peixe ficava muito feliz quando me via, já que eu era sinal de que ele receberia comida. Mas nos últimos tempos ele mal chegava na beira da água à procura da raçãozinha quase diária. E outro dia, finalmente, eu vi que ele não passaria de algumas horas.

Mas o que você faz quando um peixe está agonizando? Nada. Não é como um cachorro, ou um gato, que você pode levar pro veteriário e esperar por um milagre. Quando um peixe agoniza, o máximo que podemos fazer é esperar pela hora da morte. Como eu sou uma pessoa cheia de compromissos inadiáveis, tive que deixar o peixe moribundo pra trás, e desde então não pus mais os pés em casa. Há três dias não apareço por lá. Não consigo pensar no que vou fazer com meu peixinho morto, boiando de barriga pra cima. Vai ter o mesmo fim que tantos outros já tiveram. É o caminho natural das coisas.

E então, diante de toda a minha impotência naquela situação de quase-morte, eu mandei uma mensagem no celular para alguém que entenderia. A mensagem dizia apenas : "Meu peixe está morrendo." Cinco minutos depois, a resposta veio: "Ahh..."
Era só disso que eu precisava.

Não é todo mundo que entende o que você sente quando o seu peixe está morrendo. Quando se encontra uma pessoa assim, é preciso aproveitar com todos os poros o que ela tem a oferecer a você. Eu já sabia disso, mas a cada minuto mais um detalhe me confirma que é verdade.
Pessoas que entendem o peso da morte de um peixe entedem também de muitas outras coisas. É por isso que eu não abro mão de gente assim por nada no mundo.

Quando você voltar, o aquário vai estar limpo, com um novo morador, só esperando para que você o conheça.
Até lá, todos as minhas mensagens de celular estarão em silêncio. Simplesmente porque não adianta tentar de outra forma.

5 comments:

Anonymous said...

Aprendi muito

Mario said...

Belo texto sobre a morte do peixe de estimação! Expressa bem o sentimento disso. Abs!

Anonymous said...

Eu adorrei seu texto me ajudou muinto meu peixe morreu hoje e nimguem intende seu texto foi um belsao

Raphael Serra said...

Meu peixe esta morrendo também acredito que nao passe de hoje a tarde, mas amei seu texto, conseguiu expressar todo o sentimento que estou sentindo nesse momento.

Flor infinity lótus blue said...

Meu coração está partido, meu peixinho está morrendo. ..Estou de luto desde de então. ..#Muito aflita ��