Monday, June 19, 2006

De costas para a Copa

No primeiro jogo da seleção, TVs e jornais do país resolveram mostrar imagens de alguns dos locais normalmente mega movimentados nas grandes capitais exatamente no momento da partida. Tudo vazio, é claro. Avenida Paulista, Praia de Ipanema, Centro do Rio e de São Paulo. Nada, nada, a não ser por um ou outro passante desavisado. Não pude deixar de reparar nos "uns e outros" que se atreveram a dar uma volta de bicicleta quando o Quadrado Mágico mostrava seus supostos encantos. Fiquei com uma inveja danada. Achei tudo tão.... desprendido. Queria ser assim, desligada da Copa, e ficar com a praia de Ipanema só pra mim. Delícia.

Mas, ao invés disso, estava eu lá bem em frente da telinha, vendo aquela partida chata de fazer dormir, ouvindo meus amigos da corrente pra trás torcendo pela Croácia. Eles fazem a corrente ao contrário pela piada e também pelo saco que é uma Copa do Mundo no Brasil: o banco fecha, o trabalho empaca, as cornetas reinam e você é praticamente obrigado a ter uma blusa de camelô nas cores verde e amarelo. Mas, apesar da torcida contra, nenhum deles conseguiu se livrar da obrigação social de assistir aos jogos canarinhos.

Corrente pra trás de verdade é passear na Avenida Copacabana durante os 90 minutos de Brasil. Bem no meio da rua, nem aí para os carros. Ignorando as televisões 12 polegadas dos botecos. Mantendo o livro aberto no momento em que se ouvir por todos os cantos o grito de gol. Não saber o nome dos jogadores que vestem as nossas camisas - nem os atacantes famosos. E não comemorar uma possível e longínqua vitória sobre a Alemanha na final.

Eu queria ser assim, sem amarras, mas eu gosto da social que é a Copa. Acho um saco ter todos os compromissos profissionais e pessoais amarrados por este evento, mas gosto da algazarra e de falar palavrão bem alto. Eu xingo horrores durante o jogo. Deve ser por isso que não consigo deixar a Copa pra trás. Como é que vou gritar "Puta que o pariu" a plenos pulmões sem ser chamada de louca?
Futebol serve pra essas coisas.

1 comment:

maybe said...

E eu que estou de férias? A copa me pegou de jeito amiga, tô assistindo qq jogo, mas confesso que tenho carinho especial pelo time da espanha e raiva passional pelo time da argentina, ambos jogaram muito bem. Ah, tem tb as mesas redondas, quem diria hein? Hahahaha.
Beijos!