Wednesday, November 04, 2009

Vizinhos

Meus vizinhos são ótimos. Não conheço ninguém pessoalmente, mas só o fato de não ter recebido uma única reclamação depois de uma dúzia de festas bombantes já me faz simpatizante dos meus companheiros de prédio. Uma vez, conheci por acaso a menina que morava no apartamento logo abaixo do meu. Ela mora lá com o avô, o que me fez ficar muito envergonhada por todos os sábados de barulheira na minha casa. Mas, para a minha surpresa, ela disse que nunca ouviu nada demais vindo do andar de cima, e eu fiquei de convidá-la para a próxima festa. Mas a verdade é que eu nunca convidei. Tipicamente carioca.

A minha vizinha da frente gosta de ouvir Ivete Sangalo bem alto. Às vezes é bem irritante, ainda mais porque é impossível ouvir a TV quando ela tem esses acessos de animação. Mas não, eu nunca pedi pra abaixar o som. Principalmente depois que uma turma de amigos alcoolicamente alterados confundiu os apartamentos e acabou tocando no lado de lá quando já era 1h da manhã. Ela não disse um ai. Então eu também não digo.

Em cima do meu apartamento mora um menino de uns cinco anos chamado Vitor. O Vitor toca o rebu toda vez que vai tomar banho: graças à acústica privilegiada do meu prédio, posso ouvir a empregada implorando pro moleque ficar quieto e parar de jogar água nela. O Vitor me faz questionar seriamente se vale a pena ter filhos. Mas a verdade é que quando o encontrei no elevador, achei aquele garotinho tão fofo que até esqueci que ele é um capeta. É assim que as crianças enganam a gente.

Uma vez, a minha vizinha do térreo distribuiu uma carta por todos os moradores da minha coluna pedindo gentilmente que parassem de jogar camisinhas usadas no quintal dela. A carta tinha um tom sarcástico que me fez querer chamar a tal vizinha pra um chá: "Fico feliz que meus vizinhos da coluna 3 tenham a vida sexualmente ativa, e mais feliz ainda de que estejam fazendo sexo com proteção. Mas o meu quintal não é lata de lixo", dizia o recado. E acho que deu certo. Ou alguém parou de fazer sexo, ou parou de jogar as camisinhas lá embaixo.

Outro dia fui pagar a minha vaga alugada na garagem do prédio e descobri que a dona da vaga tem duas irmãs absolutamente iguais a ela. São três senhorinhas baixinhas e gordinhas, que moram no prédio há muito tempo. Bem simpáticas, me convidaram pra um café e um bolo, que eu tive que recusar. Vizinho bom é vizinho distante.

Lembrei de como sou sortuda com meus companheiros de porta por causa do episódio de uma amiga que acabou de comprar um apartamento. No dia do Open House do cafofo, um chatinho que mora no prédio foi exigir o fim do encontro às 23h. E era domingo, véspera de feriado.
Que saco. Deve ser muito ruim viver cercada de gente desse tipo.

2 comments:

Barbara said...

Provavelmente o vizinho da sua amiga jah teve alguma experiencia ruim e quis colocar os limites logo no comeco - tipo professor em primeiro dia de aula, que sempre banca o rigido, sabe?

Mas esse negocio de vizinho eh sempre um porre. No meu predio novo sao todos otimos por enquanto - o do apartamento de cima tem o habito de cavalgar dentro de casa e descer a escada rolando (eu acho). E ouve musicas muito repetitivas, mas soh de vez em quando dah para fugir indo pro quarto. Se continuar assim tah tudo bem :)

PS: Alias, ninguem ate hoje reclamou do nosso barulho, em nenhuma das tres casas, o que me intriga bastante - afinal, por mais que a gente tente ser bonzinho, somos brasileiros e temos amigos brasileiros, entao vc sabe como eh, ne?

Beatriz Zandonadi said...

Sorte grande a sua, porque no mesmo andar do meu antigo apê, tinham outros três.
- Em frente uma família que insistia em deixar o lixo deles na porta (que por acaso também era a minha).
- Ao lado deles, outra família com uns 25 cachorros mais ou menos que latiam dia e noite,
- Ao meu lado, um grupo de religiosos que uma vez por mês fazia um ritual de expulsão do demônio. Juro!
- Ah, para melhorar, no prédio em frente, com a sacada virada para a janela do meu quarto, dois irmãozinhos que acordavam pontualmente as 6 da manhã e iam cantar na sacada, inclusive aos domingos!
É mole, ou quer mais?