Friday, January 16, 2009

Entre tapas e vinhos

Viajar para a Espanha e não voltar alguns quilos mais gordinha é tarefa quase impossível. Trata-se de uma viagem gastronômica, porque a comida espanhola é simplesmente delicisa - e barata, se comparada a outras partes da europa. Comi lula e polvo até ficar enjoada, e camarão do tipo grande também. Mas o que merece um capítulo à parte são as tapas.

Tapas são espécies de canapés gigantes, servidos com a bebida. Em lugares não turísticos, ou em cidades pequenas, basta você pedir uma copa de viño (mais barato que uma coca-cola!), que já recebe, à sua escolha, a tapa que vai acompanhar a bebida. Com isso bebe-se mais, e não se fica bêbado! Simplesmente genial.

As melhores tapas que comi foram a dos bares bascos. Não fui na parte basca, mas Madri reserva vários pedacinhos da Espanha pra quem não tem tempo (nem dinheiro) para conhecer cara a cara tantos estilos diferentes. O bar Tchilimilli, que significa garoa (será que se escreve assim mesmo? Malu, ajuda ae), ganhou o prêmio das melhores tapas: comi uma de carne de caranguejo enrolada no salmão defumado que me levou aos céus. Mas esse bar, que é bombado na capital espanhola, cobra todas as tapas.

Já em Granada a história foi diferente. Descobri um bar que tinha tapas incríveis, de graça, e que eram disputadíssimas entre os granadenses (?). A que me cativou foi uma com anchovas, alcachofra e aspargos. Aliás, como esse povo gosta de alcachofra. Vai ver foi por isso que me senti gastronomicamente em casa.

3 comments:

Beatriz Zandonadi said...

Acabo de me mudar para a Espanha, e foi aqui também a primeira vez que vi a neve, há dois anos... Vou anotar suas dicas, e ficar de olho para aproveitar todas elas!! Adoro seu blog, leio desde o Observaçoes... besos!!!

Anonymous said...

Ih Brunao, nao sei como se escreve nao... assim que descobrir te conto, tá? Daí aproveito e como uma em sua homenagem (rs). Bjs

Anonymous said...

bruníssima,
eu tb adoro seu blog desde o observaciones. sou aquele cara q mandou o poeminha, lembra: bruna, bruníssima...
então1: pensei q vc tivesse matado esse blog tb, com aquele bendido post lá sobre o pastel. já nem procurava mais.
então2: vc cria títulos como ninguem nessa vida. parece q eles brotam assim suaves e lindos: entre tapas e vinhos é um ex. just perfect. todo o seu texto é sempre 10, mas os títulos quase sempre são 11.
então3: criei um blog, recently, dá uma olhadinha: bastaestarvivo.blogspot.com
falando no q aconteceu com sua avó, uma coisa que sempre não devia nunca acontecer com vó, né, eu coloquei esse nome no blog pq me lembrei q a minha vó falava sempre: se liga,zé ruela, q pra morrer basta tá vivo. não com essas palavras, claro está. e daí eu pensei: pra viver também, né, tem tanta gente viva q não vive.
então-fim: vou colocar link pro seu blog, asap, e não é pra you know, q vc faça o mesmo não. é só pq eu adoro o seu. embora as vezes o pobrecito quase morra de inanição né.rs.bye.
btw, meu nome é adelson c.l.