Monday, March 05, 2007

Pão de Açúcar, AL

Eu disse outro dia que fui a uns 5 estados esse ano, mas afinal acho que foram mais lugares. Em cada estado eu passei por cidades que nunca conheceria se não fosse o trabalho, porque não são lugares turísticos e ficam bem no meio do Brasil. Destes municípios, o que mais me marcou foi Pão de Açúcar, a terceira cidade mais quente do Brasil, no sertão de Alagoas, às margens do Rio São Francisco.

Os próprios habitantes da cidade citam seu terceiro lugar no ranking dos inferninhos terrestres. A impressão que tive foi que, se aquela cidade é a terceira mais quente, não quero saber da segunda e da primeira do Brasil! O sol castiga, eu tinha que gravar com óculos escuros, boné, filtro solar 15 - e, mesmo assim, digamos que eu peguei um bronze não intencionado. E tudo isso em apenas um dia de gravação!

Por ser uma cidade pequena e isolada das grandes capitais, Pão de Açúcar é cheia de lendas e boatos. Toda noite, depois que a cidade está dormindo, um grupo de moradores faz a ronda nas ruas, para evitar que algum grupo de mal feitores invada a comunidade, roube, apronte sei lá o quê. Esses caras da ronda são chamado de Anjos da Guarda, e é deles que partem a grande maioria das lendas que assustam os moradores de tempos em tempos.

O Lobisomem, por exemplo, já foi visto por lá. Descreveram o bicho como um cachorro muito grande, de olhos vermelhos, um monstro mesmo. Ninguém nunca viu o Lobisomem de perto, mas muitos relatam encontros inesperados com a besta. Também existem histórias de um pneu que rodava sozinho pelas ruas de Pão de Açúcar, como se uma mão invisível o guiasse, à maneira das brincadeiras dos moleques pãodeaçucarenses.

Pão de Açúcar também tem um Cristo Redentor, de braços abertos no morro mais alto do município, quase um Corcovado alagoano. Lá de cima podemos admirar uma vista muito bonita do Rio São Francisco e, dizem, o pôr-do-sol é espetacular (não tive tempo de ver, estava louca pra tomar um banho quando acabou a gravação). O Velho Chico é a base da cidade. Naquelas águas o povo cozinha, lava roupa e mergulha nos fins de semana. A água do rio nesse ponto é bem clarinha, quase uma água de mar, diferente do São Francisco do norte de Minas, que tem água barrenta.

Depois do nome Pão de Açúcar e do Cristo Redendor, mais uma coincidência une os cariocas tão distantes àquela cidadezinha do sertão de Alagoas. Na outra margem do rio há uma cidade de Sergipe em que, parece, a maior atração é a vista para o Cristo Redentor de Pão de Açúcar.
Sabe qual é o nome da cidade?
Niterói.

6 comments:

josé artur campos said...

Então... tenho um problema com exposições online e questiono o ciberespaço como criança de quatro anos que não pára de fazer perguntas. Procurando um pseudônimo para mais um dia de msn (nunca consigo entrar com meu nome e minha foto, por isso uso sempre personagens), decido ser "poça d'água", depois de ter enfiado o pé em uma antes de chegar à universidade. Ai foi isso, google imagens, atrás de uma foto de uma poça d'água e cai no seu blog. Gostei de lê-la Bruna.
Um abraço!

www.bobinhodeoculos.blogspot.com

Flavio Cond said...

Saudades tuas e dessas bem tecladas linhas...

Anonymous said...

Você tá quase me deixando com saudade do Brasil!

Anonymous said...

Olá sou de Alagoas e estive recentemente em Pão de Açucar! para uma expedição fotográfica Adorei ler seus relatos sobre a cidade.
Afinal como vc foi parar lá?
Rssss

Abraços

PARIZIO said...

Conheço Pão de Açucar/AL
realmente é como descreveste !!!
minha esposa é de lá, seus pais ainda vive em pão de açucar ela disse que mudou muito pouco em 11 anos quando eu puder vou lá tirar umas fotos !!!
http://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/2009/10/pao-de-acucar-alagoas_31.html

Allycia Guimarães said...

Que pena que você não viu o pôr do sol de Pão de Açúcar, é espetacular! Eu moro aqui há 14 anos e com certeza é o melhor lugar que alguem gostaria de nascer e eu tive essa sorte, é uma cidade linda mas seus pontos turístcos não são valorizados pelos políticos que se levassem mais em conta poderia ser um lugar mais conhecido e muitas pessoas poderiam cohecer o paraíso da água doce. :)